Vamos encerrar o nosso trabalho contando um pouco em que fizemos durante o ano. No ínicio começamos a entrar em contato mas profundamente com a cultura índigena, na sala de informatica com as professoras: Ana Paula, de informática e Marize Oliveira Professora de História. Lá aprendemos que existem mas de 240 etnias indigenas, se fala mas de 180 idiomas nesse país e que a cultura indigena é muito diversificada.
Aprendemos também que muitas palavras do português falados no Brasil vem do idioma Tupi Guarani. Alias 70% dos nomes de animas, acidentes geograficos e lugares, vem deste tronco linguistico.
Vimos que os índigenas gostam muito de musica, dança, pintura corporal e tem muitas biojoias. Vimos o Brow Mc e gostamos muito.
Aprendemos também que os índigenas lutam pela preservação do meio ambiente e demarcação das sua terras.
Tudo isto está dentro da lei 11645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura índigena nas escolas. Ainda bem que existe agora esta lei, por quê hoje podemos aprender que uma importante parte da nossa raiz vem destes povos .
Este blog sintetiza um pouco deste aprendizado.
O fechamento do projeto: Todo Dia é Dia de Índio, culminou com o passeio das turmas 901 e 902 em 3 locais: fomos ao Múseu do Índio, e lá nos vimos como os Índios viviam, as diversas culturas, os diversos tipos de Índios diferentes, conhecemos mais sobre eles, vimos também algumas Ocas produzidas por eles no patio do museu.
Visitamos a exposição Amazônia e lá aprendemos como ella é rica e diversa. Com tanta biodiversidade aprendemos a importância de preservá-la.
Na exposição Séculos Índigenas, fomos recebido por Carlos Tukano que antes de entrarmos na exposição aprendemos sobre o mito de criação do povo Tukano.
Dentro da exposição vimos a luta e resistência dos povos índigenas e a violência praticada contra muitos guerreiros que ousaram lutar pelo sonho de uma vida mas digna que está garantida na constituição general, mas que na pratica ainda não é realidade.
Estas lutas são: Escola diferenciada, saúde diferenciada, demarcação das terras índigenas e o termino do preconceito que eles sofrem.
Encerraremos este projeto 13/11/12 com outros projetos desenvolvidos por outros professores e lá apresentaremos o blog, dança índigenas, pintura corporal, alimentação dos povos índigenas
Com certeza, eu saio deste trabalho com outro olhar sobre a sociedade em que vivo.
Nomes: Claudriane Stephany, Lucas Rodrigues, Nathalia Valéria, Miriã Mendonça.
Parabéns galera! Mas é Constituição Federal, vou sentir saudades de vocês. Adorei fazer este trabalho. Marize Oliveira
ResponderExcluir